Festa de 15 anos, saiba por onde começar a planejar a sua.

Planejamento


Festa de 15 anos, saiba por onde começar a planejar a sua.

Planejar e organizar uma festa de 15 anos não é nada fácil, muito menos barato.

Por conta disto, é tão importante os pais da Debutante começar a organizar com muito tempo de antecedência. Ver o orçamento para quantas pessoas deseja fazer o evento, quanto pode gastar e com isso bate aquele desespero, pois muitos não tem ideia por onde começar, muito menos se esse é o momento certo.

Sendo assim, o Guia da Debutante vai te dá uma forcinha, para você saber por onde começar e assim se organizar da melhor forma possível.

festa-de-15-anos-planejamento

Quando você vai procurar por onde começar, com certeza você vai ouvir um:

“Quando faltar 1 ano”

Porém, com um ano você já deve estar fechando alguns serviços como o local da festa e o Buffet, porque esses são os serviços mais caros.

A maioria das Casas de Festas e Buffets, parcelam em 12x ou até 24x. E para que tudo corra bem, você precisa de tempo para pesquisar bastante antes de fechar qualquer coisa. Ou seja, o tempo mais recomendado para você começar a se organizar é de 2 anos há 1 ano e 6 messes.


Sendo assim, você terá 6 meses para pesquisar tudo para sua festa, antes de começar a fechar os serviços. Não só pesquisar como também, juntar o dinheiro e ver quanto você poderá gastar na festa.

Isso é muito importante, estabelecer um limite de gastos, para que você não perca o controle de tudo.

Já tenha o valor na ponta do lápis, de quanto você pode gastar no evento e já faça os orçamentos com esse valor em mente.

Obs: Não tenha vergonha de falar o quanto você pode gastar na festa, no momento de fazer o orçamento com o buffet.

Lista de convidados

festa-de-15-anos-lista-de-convidados

Muitos, não tem a mínima ideia de quanto o número de convidados, aumenta o valor da festa, por isso, é muito importante que você reduza ao máximo que puder a sua lista.

Convide somente pessoas, que realmente estão presentes e são importantes, na vida da debutante e da família.

DICA: Faça uma lista, com todas as pessoas que você deseja chamar.

Depois vá riscando da lista, as pessoas que você acha que não vai ir, que não é muito próximo, entre outros motivos que você acha importante.

festa-de-15-anos-lista-de-convidados-como-fazer

OBS: Lembrando, que essas pessoas sempre levam outras pessoas.

Então não esqueça de incluir os acompanhantes desses convidados.

Tenha essa lista pronta, quando for fazer o orçamento do Buffet, pois ela é decisiva, para o valor da sua festa.

Quando você for fechar o contrato com o Buffet e o espaço do evento, que deve ser a primeira coisa a ser contratada. Lembre-se de perguntar tudo que você tenha dúvida.

Faça perguntas como:

Se o contrato inclui DJ, lembrancinhas, centro de mesas dos convidados, duração do evento, multas que você poderá pagar etc…

 Deixe todas as suas dúvidas, respondidas e claras!

No momento de fechar o buffet, você já vai ter decido a data, local, lista de convidados e as cores, para sua festa certo?


Porém, antes de assinar, é sempre bom pesquisar conhecidos que já contrataram o mesmo serviço, que você está preste a fechar.

Aqui vai alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar o buffet:

° O Buffet tem endereço fixo e físico, como um escritório?

° Tem CNPJ?

° Apresentou amostras do seu trabalho na hora do orçamento ou em outras visitas suas?

° A quanto tempo a empresa contratada está no mercado?

° Tente achar conhecidos e pessoas que já contrataram o mesmo serviço.

Pergunte ao dono do Buffet ou Funcionário que você está negociando, se você pode comparecer em algum buffet organizado por eles.

(Apenas para olhar a arrumação, antes mesmo da festa começar)

Essas são algumas dicas e cuidados, que você dever ter na hora de fechar o buffet, e até mesmo outros serviços para a sua festa.

Fotografia e Filmagem

Não deixe esse serviço para 5 meses antes da festa, pois um serviço profissional e de qualidade, não costumam ser baratos. O recomendado é que logo depois de ter fechado o Buffet e o local da festa, que você já corra atrás de fechar esse serviço de imagem.

(Que também deve ser pesquisado no período de 1 ano ou 6 meses antes)

Afinal, você quer guardar os melhores momentos da sua festa para sempre. Por isso, não deixe de dá a devida importância para esses profissionais.

Vestidos

Após ter organizado toda a parte de Buffet e Fotografia, você irá começar a fechar os vestidos (pesquisados também, no período de 6 messes ou 1 ano). E que também, custam um valor um pouco “salgado” dependendo da quantidade de vestidos que a aniversariante irá usar.

Não só o da Debutante, como os trajes dos Pais, irmãos ou até mesmo Damas e Cavalheiros.

Se você for fazer a compra deste vestido online, tome cuidado com as medidas enviadas, tire elas com todo o cuidado possível e é claro faça a compra dele pelo menos uns 5 meses antes da sua festa, para evitar problemas de prazos.

(Isso se a empresa for nacional)

É importante contratar uma Cerimonialista?

Se você deseja fazer um evento organizado, sim!

Não que você não seja capaz de organizar, porém isso requer mais tempo e dedicação.

Contratando esse profissional e o pacote, que mais seja útil para você, menor será a dor de cabeça. O cerimonialista, dependendo do serviço contratado, pode te ajudar até mesmo, na indicação de Buffet, fotógrafos, aluguel de roupas e tudo mais.

OBS: Se você é uma pessoa que não tem noção nenhuma por onde começar a organizar uma festa, eu te aconselho a contratar antes de tudo um cerimonialista, pois ele pode ser a luz que você procura.

Distribuindo os convites

Pergunte ao serviço de fotografia contratado se eles fazem os convites, pois alguns Fotógrafos trabalham com essa parte também, já que são eles que fazem as fotos da externa ou de Studio da Debutante.

Sendo assim, você pode usar as fotos do ensaio, para fazer o convite.

Caso você queira um convite vintage sem foto, você pode contratar serviços especializados, e assim fazer o convite da maneira que desejar.

O prazo para a entrega dos convites oficias são de 45 dias.

festa-de-15-anos-serviços-extras-para

Serviços extras, para o dia da Festa.

Ultimamente, tem surgindo vários serviços de entretenimento, para as Festas em geral, como: Animadores, Robôs de LED, Cabine de Fotos, Barraquinhas de Comidas, Show de Mágica, e até serviços de massagem.

Porém, esses serviços são por conta de você, ou seja, você escolhe se contrata ou não. São ideias superlegais para entreter os convidados, porém são gastos a mais. Se você estiver com o orçamento mais leve, contratar esses serviços pode ser ótimo para o evento.

Esse foi o nosso pequeno “Guia”, para você ir planejando a tão sonhada festa de 15 anos.

É trabalhoso no começo, pode ser estressante e angustiante em outros momentos, porém se mantenha firme no seu sonho, que no final tudo dá certo.

LEIA TAMBÉM:

Roteiro moderno em ordem cronológica para festa de 15 anos !

Saiba qual verdadeiro significado do anel de 15 anos.

Deixe o seu comentário

Comments are closed.