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Cerimonial de 15 anos como criar o seu modelo perfeito!


Cerimonial de 15 anos, pode parecer complicado de se criar, mas tendo as dicas certas tudo fica mais fácil.

Se você chegou até esse artigo, é obvio que a criação do cerimonial de 15 anos, seja para sua filha, sobrinha, amiga ou para você mesma, caso seja você a debutante que esteja pesquisando na internet como criar, é uma das suas principais dúvidas e preocupação.

foto by: TL Team e Becerra Govea

Geralmente, as pessoas costumam se preocupar com a criação do cerimonial ou da contratação deste profissional responsável, sim, existe uma pessoa que pode criar o seu cerimonial de 15 anos, e esse profissional é um (a) cerimonialista. Bem próximo ao dia do evento, se por um acaso você que esteja lendo esse artigo e ainda tem um prazo de 6 meses antes da sua festa, saiba que esse é o momento mais que certo para começar o planejamento do cerimonial, caso seja algo que você ou a aniversariante deseje. Caso não, relaxa que tudo tem tempo, até porque o Guia da Debutante tem as melhores dicas para ajudar a mamis e debuts que acabam deixando tudo para cima da hora.

Mas antes, vamos resumir o que é um cerimonial de 15 anos, para que você entenda o porquê dele ser quase “obrigatório” nos aniversários de 15 anos.

Um cerimonial de 15 anos, nada mais é do que um conjunto de regras e protocolo que se tem nos eventos de 15 anos. É por meio dele, que acontece atos em que fará a debutante seja apresentada para os seus convidados. Neste cerimonial, existem, por exemplo, a troca de vestido da aniversariante para a sua entrada, valsa, ritos de passagem e homenagens para familiares e a própria debut.

A quem diga que é o cerimonial, é o que difere as festas de 15 anos dos aniversários comuns. Por conta destes protocolos de ter a valsa com o pai, troca do sapato, entrega do anel, etc.

Se você não sabe o significado desses ritos, dá uma lida depois neste artigo:

Significado entrega do anel

Significado troca do sapato

Em eventos mais tradicionais contamos com a presença do príncipe e de damas e cavalheiros. Ou apenas de cadetes, que fazem aquele caminho para recepcionar a aniversariante enquanto ela caminha até o centro do evento.

Um fato é, atualmente existem inúmeros modelos de cerimônias de 15 anos, pois não há uma regra específica de como se deve ser um cerimonial. Uns podem ter a presença do príncipe, outros não. Valsa ou não. Tudo depende da escolha, personalidade da debutante e da temática da festa.


Vamos para a primeira dica para montar o seu cerimonial.

Essa dica, já postamos lá no nosso Instagram, se você ainda não nos segue não perde mais tempo @guiadadebutanteoficial.

A dica é de que, ao começar a pensar em como irá ser a sua cerimônia, faça uma lista do que você ou a debutante acha importante ter, perguntas como:

 A valsa será tradicional ou a Valsa Maluca?

Terá a presença do Príncipe, como também damas e cavalheiros?

Alguém fará uma homenagem para aniversariante?

A debutante homenageará alguém?

Terá ritos de passagem como a troca do sapato, entrega do anel, etc.?

Você fará a abertura da balada?

Terá vídeo retrospectiva da vida da aniversariante?

Acabam de certa forma te guiando para a montagem do seu cerimonial. Respondendo essas perguntas, você vai entendendo em que modelo, o seu cerimonial se encachará mais. Como, por exemplo, se o seu cerimonial for ter a presença do príncipe e de damas e cavalheiros, ele está indo para um modelo mais tradicional. Se a sua valsa for a maluca, ele já caminhará para um cerimonial moderno, pois a valsa maluca é uma versão da valsa tradicional para que se dê início a abertura da balada, logo após a última valsa da debutante. Consequentemente, você precisará de um remix pronto e da preparação do espaço com antecedência, ou seja, uma coisa leva a outra. Homenagens, precisará de lembranças prontas para serem entregues no momento. Ritos de passagens contarão com a participação e entrada de terceiros, como de um pajem ou daminha da sua escolha, logo ensaiar essa entrada também será importante. E tudo isso, conta tempo no dia do seu evento, preparação de todos que estarão envolvidos, seja os pais, príncipes, damas e cavalheiros. Por isso, além de fazer essas perguntas, começar a pensar no seu cerimonial com antecedência, é muito importante.


Outra dica importante, é que, mesmo se o cerimonial for tradicional, controle o tempo de cada ato, para que a sua cerimônia não ultrapasse os 40 min. Porque sabemos que dependendo do espaço que será realizado o evento, existe um tempo determinado de duração de festa, que geralmente costumam ser de 4 ou 6 horas. E acredite em mim, parece ser muito, mas passa tão rápido que se você não se programar e fazer além do seu cerimonial, estimulando tempo, não ter o roteiro da sua festa em ordem cronológica também é um grande erro. Que poderá resultar em um evento desorganizado, levando a frustração e impressão de não ter aproveitado nada no final.

Se você não sabe a importância de ter um roteiro da sua festa,  leia também nesse artigo mais tarde:

Como criar o roteiro da sua festa de 15 anos em ordem cronológica

Desta maneira, pensar nos ritos e coreografias que vão ser feitas é importante para que você possa calcular o tempo de duração do cerimonial, para que ele não fique muito longo e cansativo. Além de tomar uma boa parte das horas da festa.

Você ainda deve esta se perguntando: “Tá eu já peguei as dicas, já entendi, mas mesmo assim não sei como e onde montar meu cerimonial”

 O cerimonial é quase um roteiro, por isso ele pode ser criado em qualquer programa de escrita, como Word, bloco de notas e até mesmo em um caderno. 

Nele é colocado tudo que será dito, e feito. Até as músicas. Sim, o seu cerimonial precisa de músicas, até porque o que seria das histórias sem a sua trilha sonora, e o cerimonial acaba sendo isso, a história da aniversariante sendo narrada, por alguém. 

Falar em alguém, você precisará de uma pessoa com uma ótima dicção e primeiramente não tenha vergonha de falar em público, para narrar o seu cerimonial. Essa pessoa ficará responsável, por chamar os homenageados, contar a sua história, conduzir os convidados a baterem palmas, se levantar e tudo mais, essa pessoa simplificando, será o apresentador da sua festa. 

É bastante coisa, principalmente se esse está sendo o seu primeiro contato com este universo. Por isso, a contratação de uma equipe de assessoria e cerimonialista se fazem importante não só agora. Mas sabemos que a contratação desse profissional não é acessível para todos, e como o principal objetivo do guia é tornar esse sonho possível para o máximo de meninas, é que compartilhamos essas dicas e disponibilizamos também alguns exemplos prontos. Modelos de cerimônias tradicionais e agora também alguns modelos modernos, para a adaptação conforme a realidade de cada debutante.

Se você deseja adquire esses modelos é só clicar nos links abaixo:

Modelo de Cerimonial tradicional pronto

Modelos de cerimonias modernos prontos

Me fala esse artigo foi útil para você? Espero que sim, não deixe de compartilhar essas dicas com quem precisa. Um abraço e até o próximo artigo aqui no blog. 

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